Fundação Butantan – Biotérios Especiais – P1030 (2022 – 2023)
Gerenciamento e elaboração dos documentos de projeto executivo de automação e telecomunicações, contemplando os sistemas de controle de HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning), monitoramento ambiental das salas de processo, interlock de portas, sistemas de utilidades (Black Utilities), distribuição de diesel, sistema de água abrandada, monitoramento do sistema elétrico, CFTV, controle de acesso, encaminhamento de backbone de fibra óptica, dados e voz.
GTEL/Veolia/Braskem – Central de Geração de Vapor à Biomassa (2022)
Gerenciamento e elaboração dos documentos de projeto executivo de elétrica, automação e instrumentação para o pacote do BOP (Balance of Plant) do empreendimento,
Escopo de automação e instrumentação: sistema de utilidades (ar comprimido, água potável, água desaerada e reservatório para combate à incêncio), HVAC, sistema elétrico e linhas de transferência de custódia (vapor, gás natural e água desaerada).
Escopo de elétrica: sistema de distribuição de força e estudos elétricos (demanda de potência, energia incidente, coordenação e seletividade).
Cariflex – Storage S-Buli Adequacy (2022)
Gerenciamento e elaboração dos documentos de projeto executivo de elétrica, automação e instrumentação para instalação do novo vaso de armazenamento de S-Buli (Sec-Butil-Lítio).
Escopo de automação e instrumentação: sistema controle e monitoramento das linhas de transporte e dosagem de S-Buli entre o container refrigerado de recebimento do produto, o novo vaso objeto do projeto, e o vaso diário que alimenta o processo. Sistema de controle e monitoramento das variáveis operacionais do novo vaso (temperatura, pressão, vazão e nível) e integração com as utilidades existentes na planta (ar comprimido, nitrogênio e água gelada).
Escopo de elétrica: estudo de classificação de áreas com atmosferas potencialmente explosivas, sistema de iluminação e sistema de aterramento para as novas instalações.
JBS – Peptídeos de Colágeno e Gelatina – PGE (2021)
Análise de dados dos documentos dos fornecedores de equipamentos e levantamento das devidas adequações para integração ao sistema elétrico e ao sistema de automação.
UNIFESP
Laboratório de Ecologia e Geomorfologia – LEGO (2021)
Responsável técnico pelo projeto executivo de instalação eletromecânica de elétrica e telecomunicações para adequação do espaço destinado ao Laboratório de Ecologia e Geomorfologia (LEGO) da UNIFESP.
Responsável técnico pela fabricação de painel distribuidor de força e iluminação; e supervisão de montagem de instalação eletromecânica de elétrica e telecomunicações.
Fundação Butantan – Prédio da Qualidade – P404 (2020 - 2021)
Gerenciamento e elaboração dos documentos de projeto executivo do escopo de automação e telecomunicações, contemplando os sistemas de controle de HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning), monitoramento ambiental das salas de processo, controle das câmaras frias, interlock de portas, central de água gelada (CAG), distribuição de água quente, distribuição de vapor industrial, distribuição de diesel, tratamento de água para injetáveis, descontaminação e neutralização, monitoramento do sistema elétrico, gerenciamento laboratorial, CFTV,encaminhamento de backbone de fibra óptica, dados e voz;
Prédio central de controle de qualidade das atividades da Fundação Butantan com cerca de 19000 m² divididos em doze pavimentos e um prédio de utilidades. Os projetos de automação visam apoiar o processo com utilidades limpas e “sujas”, bem como manter o grau B de sala limpa e nível de biossegurança NB-2 através dos sistemas de HVAC (monitoramento e controle) e interlock de portas. E os sistemas de telecomunicações têm o objetivo de garantir o controle de acesso de pessoas autorizadas, integridade do registro de dados do processo e servir o monitoramento patrimonial.
Fundação Butantan – Laboratório Multipropósito de Desenvolvimento Compartilhado - P60 Fase II (2020-2021)
Gerenciamento e elaboração dos documentos de projeto executivo do escopo de automação e telecomunicações, contemplando os sistemas de controle de HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning), monitoramento ambiental das salas de processo, controle das câmaras frias, interlock de portas, central de água gelada (CAG), distribuição de água quente, distribuição de vapor industrial, distribuição de diesel, tratamento de água para injetáveis, descontaminação e neutralização, CFTV, encaminhamento de backbone de fibra óptica, dados e voz;
Laboratório Multipropósito com cerca de 6000 m² divididos em quatro pavimentos e um prédio de utilidades. Os projetos de automação visam apoiar o processo produtivo com utilidades limpas e “sujas”, bem como manter o grau B de sala limpa e nível de biossegurança NB-2 através dos sistemas de HVAC (monitoramento e controle) e interlock de portas. E os sistemas de telecomunicações têm o objetivo de garantir o controle de acesso de pessoas autorizadas, integridade do registro de dados do processo e servir o monitoramento patrimonial.
Palmaplan Energia – Usina Termoelétrica a Óleo de Palma (2020)
Gerenciamento do projeto executivo do escopo de elétrica, automação, instrumentação e telecomunicações, contemplando os sistemas de iluminação, distribuição de força, aterramento, SPDA, partida de motores, CFTV, voz e dados, controle de acesso, encaminhamento de fibra óptica, instrumentação da tancagem de óleo, interligação de instrumentos dos motogeradores Wärtsila e detalhamento dos painéis de controle da tancagem;
Projeto de 12 MW de potência instalada, em Roraima para geração de energia elétrica a partir da combustão do óleo de palma.
Fundação Butantan – Central de Armazenamento de Refrigerados – CAR (2020)
Gerenciamento e elaboração dos documentos de projeto executivo do escopo de automação e telecomunicações, contemplando os sistemas de controle de HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning), monitoramento ambiental das salas de processo, controle das câmaras frias, CFTV, encaminhamento de backbone de fibra óptica, dados e voz;
Projeto de prédio com três pavimentos abrangendo quinze câmaras frias de grande porte, áreas técnicas e áreas administrativas, com o objetivo de armazenar produto acabado em ambiente refrigerado.
Cimed Indústria Farmacêutica – Projeto Mais Cimed (2019)
Supervisão e elaboração dos documentos de projeto executivo do escopo de elétrica e telecomunicações, contemplando os sistemas de SPDA, aterramento, iluminação, distribuição de força, duas subestações, pequenas malhas de automação, CFTV, dados e voz;
O objetivo do projeto foi a expansão e modernização da capacidade produtiva da Cimed, no qual o escopo de elétrica, telecomunicações e automação visou atender três grandes blocos fabris (armazenamento de matéria prima, produção de sólidos e armazenamento de produto acabado), um prédio de laboratório para pesquisa, desenvolvimento e controle de qulidade, e um prédio de utilidades para atendimento de toda a planta.
Instituto Butantan – Laboratório Mutipropósito - P60 Fase I (2018 - 2019)
Supervisão e elaboração dos documentos de projeto executivo do escopo de automação e telecomunicações, contemplando os sistemas de controle de HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning), monitoramento ambiental das salas de processo, interlock de portas, CFTV, encaminhamento de fibra óptica, dados e voz;
Documentos do escopo de automação: arquitetura de automação, diagrama de painéis gerais de controle, plantas de posicionamento de instrumentos, plantas de rotas de cabos, planta de layout de pontos de interlock de portas, diagrama de malhas, especificação de hardware, especificação de software, especificação funcional, memorial descritivo, lista de instrumentos, lista de entradas e saídas, lista de cabos, lista de alarmes e lista de materiais.
Natura- Projeto Júpter (2018)
Supervisão e elaboração dos documentos de projeto executivo do escopo de elétrica e telecomunicações, contemplando os sistemas de SPDA, aterramento, distribuição de força e subestação com gerador e nobreak, CFTV, dados e voz;
Projeto desenvolvido com base em conceitos da Indústria 4.0 como modularização e flexibilização da produção, utilizando barramentos blindados como filosofia de distribuição de força descentralizada de diferentes níveis tensão. Através de pontos de alimentação de bancadas móveis de trabalho distribuídos pelo teto dos pavimentos produtivos, o processo de produção pode ser totalmente reconfigurado pela alteração do layout dos equipamentos, ou até mesmo pela facilidade de customização de novos pontos de força obtidos a partir dos barramentos blindados.
Brainfarma Indústria Farmacêutica – Área de Melatonina (2018)
Elaboração de documentos de projeto executivo de distribuição de força e aterramento: memória de cálculo de cabos, lista de cargas, diagrama unifilar geral, diagrama trifilar de painéis, diagrama funcional, planta de encaminhamento de cabos, planta de aterramento aparente, lista de cabos, folhas de dados de painéis, memorial descritivo e lista de materiais;
Supervisão para elaboração de documentos de projeto executivo de iluminação: memória de cálculo luminotécnico, planta de iluminação, diagrama trifilar de painel de iluminação, folha de dados de painéis, detalhes típicos e lista de materiais.